top of page

FLIPERIFA

O Festival Literário das Periferias de Recife (FLIPERIFA), foi idealizado pela pedagoga, arte-educadora e produtora cultural Palas Camila, com a intenção de contribuir para que a literatura, o livro e a leitura chegue com mais força às comunidades da capital pernambucana.


ree

A Seabra Produção assinou a coordenação da comunicação na primeira e segunda edição do projeto (2024 - 2025). Somos responsável pelo gerenciamento das redes, além do planejamento de mídias e criação de conteúdo.



(Arte: Magda Alves)
(Arte: Magda Alves)


Na Primeira Edição o tema foi Direito à Literatura e homenageou Inaldete Pinheiro e Odailta Alves, duas escritoras pernambucanas.


        



Com o tema “Leia a Rua”, 2ª edição do Fliperifa homenageia Joy Thamires e Maria Livreira e ocupa espaços artístico-culturais e escolas nas comunidades das Zonas Oeste, Sul e Norte_




 A curadoria é realizada pela poeta, escritora, cantora e compositora Bell Puã, pernambucana do Recife e cria do movimento Slam das Minas PE, além de autora de três livros. Ela também atuou como curadora na 1ª edição do Fliperifa.





Como fez na edição de estreia, o Fliperifa mantém a ideia de circular a iniciativa por três escolas municipais, uma de cada bairro contemplado, que recebem a visita da “Malateca”, uma biblioteca viva e móvel, transportada em malas de viagem. Foi criada em 2018 pela pedagoga, arte-educadora e mediadora de leitura Magda Alves. As intervenções são marcadas por trocas e distribuição de livros, varal de poesias, recital poético e contação de histórias.



(Foto: Thays Medusa)
(Foto: Thays Medusa)


(Foto: Thays Medusa)



Assim como em 2024, o Fliperifa tem o incentivo público, com o financiamento desta 2ª edição pelo Edital Multilinguagem - Lei Aldir Blanc Recife (PNAB), Governo Federal, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura e Prefeitura do Recife. No ano passado, o Festival Literário das Periferias de Recife teve “O Direito à Literatura” como tema, ocupando espaços culturais nos bairros da Torre (“Rioteca"), na Zona Norte recifense, Pina (“Livroteca Brincante do Pina”) e Ibura (“Associação da Tancredo Neves”), ambos na Zona Sul.












Comentários


bottom of page