top of page

Cine Maré - Uma Janela de oportunidade para o áudio visual feito na periferia.

Atualizado: 3 de mai.


Identidade: Shell Osmo


O Cine Maré chega à sua segunda edição como um laboratório de cinema voltado exclusivamente para produtores e realizadores das periferias do Recife e Região Metropolitana. Com oficinas de roteiro, produção e direção criativa, o projeto é realizado pela Seabra Produção em parceria com a Mr. Plot, produtora pernambucana criadora do fenômeno infantil Mundo Bita e recebeu incentivo da PNAB de Recife para sua segunda edição.


PARCERIA COM A TV TRIBUNA (FILIADA DA BAND)


A tribuna reconhece o potencial do CINE MARÉ entra como nossa parceira de mídia oficial. Fazendo cobertura de todas etapas do projeto, além de disponibilizar os estúdios da emissora para as oficinas de Direção Criativa e Produção.



Créditos : Kael Medeiros e Tássia Seabra



Jingle Cine Maré

O Jingle do Cine Maré, foi eternizado na voz de Shevshenko e Elloco. A direção do vídeo foi assinada pela Diretora Ingrid veloso e atuação e figurino pelo multiartista Paulinho Mendonça.


ETAPAS CINE MARÉ


O Cine Maré tem oito etapas com duração de seis meses, conheça todas :



PRIMEIRA EDIÇÃO


Na primeira edição, cinco coletivos receberam um aporte financeiro de R$ 4 mil cada para produzir documentários inéditos de até 15 minutos. As obras foram exibidas em uma mostra competitiva no emblemático Cine Teatro do Parque, proporcionando a diversas pessoas o primeiro contato com uma sala de cinema e teatro — um marco simbólico de acesso e pertencimento.



Identidade: Shell Osmo
Identidade: Shell Osmo



Créditos: @olhardamedus4/ Thays Medusa





CONHEÇAM OS CINCO DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS NA PRIMEIRA EDIÇÃO


DOCUMENTÁRIO JÁ PA RUA (CINE MARÉ - 1ª EDIÇÃO)


Documentário: Ja Pa Rua Coletivo:

Recital Ja Pa Rua Minutagem:

Direção: Sofio


Sinopse: “Em janeiro de 2024, nasce o projeto Recital JÁ PÁ RUA!, uma iniciativa de Sofio, artista polifônico e amigo de Japa, o qual mensalmente promove uma edição do recital/slam no centro do Recife. O encontro tem o intuito de personificar a presença de Japa, de ser uma extensão dos seus ideais, percorrer os caminhos que ele um dia percorreu, tentar, de alguma forma, preencher o vazio artístico e pessoal que ele deixou e ressignificar o seu fim. Andreyvson que teve sua vida interrompida, merece que seu vulgo, suas obras e sua memória estejam atrelados a algo vivaz, bonito... como um filme.”



DOCUMENTÁRIO VOZES DA PERIFERIA- RECITAL BOCA NO TROMBONE (CINE MARÉ - 1ª EDIÇÃO)


Documentário: Boca No Trombone - As Vozes da Periferia

Coletivo: Recital Boca no Trombone

Minutagem: 14:59

Direção Larissa Themonia


Sinopse: “O documentário destaca a jornada deste grupo de jovens moradores de Água Fria, impulsionados pela carência de oportunidades e lazer em seu bairro, encontrando no hip hop não apenas uma forma de expressão, mas uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças sociais significativas. Fundado em 2014 como um simples grupo de batalha de rap, o Coletivo rapidamente evoluiu para se tornar um espaço vital de resistência e empoderamento na comunidade. Ao longo dos anos, sua popularidade cresceu exponencialmente, atraindo um público diversificado e inclusivo.”



Documentário - Point Bomb Recife: Ocupação, luta e resistência (Cine Maré - 1ª Edição)


Documentário: Point Bomb Recife: Ocupação, luta e resistência

Coletivo: Point Bomb

Direção: Luiz Felipe (fill)


Sinopse: “O documentário reúne depoimentos de vários colaboradores que constroem o PBR nesses dez anos ocupando o centro do Recife na última sexta de cada mês. É de extrema importância o registro desse movimento que vem a tanto tempo sendo marginalizado e ainda assim, resiste onde a maioria das pessoas que frequentam o encontro é constituída por jovens negros(as) periféricos(as) e população LGBTQIAPN+.”


DOCUMENTÁRIO - MÃES NO HIP-HOP (CINE MARÉ 1º EDIÇÃO)


Documentário: Mães No Hip-Hop

Coletivo: Do Lado Beco

Direção: Amanda Dias  


Sinopse: “O Hip hop é mais do que apenas um gênero musical; é uma cultura que abrange diversos aspectos da vida urbana e expressa as experiências, aspirações e lutas de diferentes comunidades ao redor do mundo. Dentro dessa cultura, as mães desempenham papéis fundamentais, mas muitas vezes suas contribuições são negligenciadas ou subestimadas. Este projeto busca dar visibilidade às mães no hip hop, destacando suas histórias, desafios e triunfos.”



DOCUMENTARIO PIXE GIRLS (CINE MARÉ - 1º EDIÇÃO)


Documentário: “ Pixe Girl : Mulheres no Hip- Hop - PE”

Coletivo: Pixe Girls

Direção: Lalesca Alves


Sinopse: “ O documentário mostra as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que ingressam no movimento hip hop, mais especificamente na linguagem grafite e como o machismo vem sido enfrentado pelas mulheres dentro do movimento na última década pela crew Pixie Girls, que neste ano completa 10 anos de re/existência. O projeto é composto por intervenções artísticas e ações de conscientização através do grafite de mulheres diversas através do documentário ‘Pixegirls: Mulheres no hip hop PE’ .O projeto visa o incentivo à inserção e continuidade de mulheres no grafite e no movimento hip hop, promovendo deste modo, o exercício da cidadania, participação social e geração de renda das mesmas.”



Commentaires


bottom of page